domingo, 3 de março de 2013

O caso das laranjas


"Um sinal de maturidade é quando deixamos de culpar outros pelos nossos erros." 
Marcio Kühne

UM gerente foi procurado por um colaborador, que veio reclamar que um colega havia tido um aumento salarial e ele não, o que considerava injusto. Sem entrar no mérito do caso, o gerente pediu a este colaborador: "Você está vendo aquele caminhão que está vendendo laranjas, lá no outro lado da rua? Vá, por favor, ver o preço das laranjas." Sem entender o pedido do gerente, foi e logo voltou dizendo: "O preço de 1 dúzia de laranja é R$ 1,00." O gerente perguntou: "E se eu comprar 10 dúzias, será que o preço é o mesmo? Você pode verificar?" Sem saber responder, lá foi o sujeito perguntar de novo, e logo voltou. "Ele disse que se você comprar 10 dúzias, ele faz o preço de R$ 0,80 a dúzia. "Eu estou realmente interessa do nestas laranjas! E se eu comprar a carga inteira, a que preço ele fará a dúzia?" Já com expressão aborrecida, mais uma vez ele foi perguntar e voltou dizendo: "Se você comprar o caminhão todo, ele vende a dúzia a R$ 0,55." Agradecendo ao colaborador pediu para que ficasse ali e solicitou que o colega que havia tido o aumento fosse chamado à sua sala. Sorridente, ele logo entrou, e o gerente fez exatamente a mesma pergunta: "Você está vendo aquele caminhão que está vendendo laranjas, lá no outro lado da rua? Vá, por favor, ver o preço das laranjas. Rapidamente ele saiu e logo voltou com um saco de uma dúzia de laranjas debaixo do braço, e muito animado foi logo dizendo: "O preço de 1 dúzia é R$ 1,00. No entanto, se você comprar 10 dúzias ou mais, ele pode dar um desconto e vender a R$ 0,80 a dúzia. Mas se você quiser comprar a carga inteira o preço é de R$ 0,55 a dúzia. Aí eu disse ao vendedor que o meu gerente estava interessado no preço das laranjas, e ele me deu esta dúzia como uma amostra, para você poder avaliar a sua qualidade." O gerente agradeceu. O colaborador deixou a dúzia de laranjas na mesa e saiu.
Um silêncio se fez e o gerente nada teve a dizer, pois o colaborador que entrou reclamando, saiu tendo aprendido uma importante lição.

2 comentários:

chica disse...

Que bom quando a lição é aprendida...beijos,linda semana! chica

sheyla xavier disse...

Teresa,

Belo texto, bem reflexivo!! É isso ai, culpar os outros é mais fácil de que a nós mesmo.

Bjos e boa semana.

Postar um comentário

É assim...

É assim...
Tecnologia do Blogger.

ou é assim...

ou é assim...

About Me

Minha foto
Pedra bruta se deixando lapidar pelo cinzel da vida

Seguidores